Plano Estratégico de Cascais face às Alterações Climáticas

ZONAS COSTEIRAS

A faixa costeira do Concelho de Cascais, de elevado potencial turístico e paisagístico, é dominada por arribas baixas e praias encaixadas, geralmente, de reduzida dimensão. A diferente exposição do litoral relativamente à agitação marítima dominante (principal motor da dinâmica litoral) permite definir dois troços com características contrastantes e com respostas diferenciadas no que diz respeito às alterações climáticas: a fachada ocidental, sujeita a um clima de agitação fortemente energético e com um comportamento aparentemente mais resiliente, e a fachada sul, sujeita a um clima mais moderado.

As praias vão ficar mais pequenas

Os principais impactos das alterações climáticas no litoral do Concelho de Cascais estão relacionados com uma provável redução da área útil dos areais das praias, associada à subida do nível médio do mar e à modificação do regime de agitação marítima. Prevê-se que, para o horizonte temporal de 2100, esta redução possa ultrapassar os 50% da superfície útil actual e seja mais significativa nas praias da fachada sul.

O que podemos fazer?

Quadro sintese das medidas consideradas prioritárias para o sector. Para informações mais completas, consultar o relatório.

Câmara Municipal de Cascais Laboratório de sistemas, instrumentação e modelação para as ciências do Ambiente e do Espaço Agenda 21 Cascais Instituto Superior Técnico Environmental risks and technology consultants  Laboratório Nacional de Energia e Geologia Grupo de investigação para as alterações climáticas