Plano Estratégico de Cascais face às Alterações Climáticas

CENÁRIOS CLIMÁTICOS



Embora o Município de Cascais abranja um território bastante pequeno, pode distinguir-se no seu extremo oeste o microclima da faixa costeira atlântica, mais seco e ventoso. A encosta sul da serra de Sintra também apresenta um clima um pouco mais frio e nublado que o resto do concelho. Mas de uma forma geral as variações de clima são ligeiras dentro do território, pelo que se pode escolher uma estação meteorológica típica para discutir as alterações climáticas.

Cascais vai aquecer…

Em meados deste século, as temperaturas médias anuais sobem tipicamente 1,7 °- 3,2 °C, mas com maior ênfase no Verão (2,8 - 5,0 °C) do que no Inverno (0,9 - 1,8 °C em Dezembro). No final do século a elevação da temperatura média anual pode chegar a 3,4 - 6,5 °C. Isto corresponde a temperaturas médias diárias tipicamente mais altas 2 - 4°C no Inverno e 5 -10 °C no Verão.

Menos chuva…

Quanto à precipitação, os cenários indicam que o valor anual acumulado deverá passar dos actuais cerca de 630 mm (em Monte Estoril) para 530 - 600 mm em meados do século, 420 - 580 mm no final do século.Trata-se pois de reduções significativas. A redução é esperada em todos os meses com a possível excepção de Janeiro e de Março (só um dos quatro cenários o sugere), mas de forma especialmente intensa de Abril a Maio e Outubro a Dezembro.

Invernos mais amenos…

No Inverno, a temperatura mínima mensal deve subir tipicamente 1 - 2°C em meados do século, 1 - 3°C em finais do século, amenizando as ondas de frio. Isto não quer dizer que desapareçam as temperaturas baixas ocasionais; e inclusive as negativas, embora estas já sejam de si muito raras. Em qualquer caso o número de dias de geadas diminuirá até quase desaparecer.

Cuidado com os verões tropicais…

As ondas de calor, hoje em dia raras até devido à presença moderadora do Oceano, vão-se tornar mais frequentes e longas, ocorrendo inclusive durante a Primavera e Outono. Tudo isto se traduz em muito mais "noites tropicais", em que a temperatura não desce abaixo dos 25 °C. O período Junho-Setembro tenderá a tornar-se ainda mais seco; e o número de verões totalmente secos deverá aumentar para entre o dobro e o triplo da frequência actual.

Câmara Municipal de Cascais Laboratório de sistemas, instrumentação e modelação para as ciências do Ambiente e do Espaço Agenda 21 Cascais Instituto Superior Técnico Environmental risks and technology consultants  Laboratório Nacional de Energia e Geologia Grupo de investigação para as alterações climáticas