Plano Estratégico de Cascais face às Alterações Climáticas

TURISMO

A relação entre clima e turismo é multifacetada, altamente complexa e bidireccional, uma vez que o sector do turismo contribui para as alterações climáticas, e ao mesmo tempo os destinos turísticos poderão sofrer impactos das alterações climáticas. Este estudo centra-se apenas nos impactos que as alterações climáticas poderão ter sobre o destino turístico Estoril.

Invernos mais quentinhos e verões tórridos virão

É muito provável que as alterações climáticas reduzam o número de dias com stress térmico (extremo, forte e moderado) devido ao frio nos meses de Inverno. Por outro lado, espera-se um aumento significativo dos dias com calor forte e extremo nos meses de Verão. Assim, recomenda-se que sejam direccionadas informações aos turistas e estabelecidos sistemas de alerta para garantir a satisfação e a saúde dos visitantes.

Alerta para os produtos turísticos ao ar livre!

Neste estudo identificaram-se três produtos turísticos como sendo muito vulneráveis às alterações climáticas: golfe, sol e mar, e turismo náutico.

Negócios e City Breaks não afectados…

Os produtos turísticos “turismo de negócios” e city breaks foram identificados como sendo os menos vulneráveis.

O que podemos fazer?

Quadro sintese das medidas consideradas prioritárias para o sector. Para informações mais completas, consultar o relatório.

Câmara Municipal de Cascais Laboratório de sistemas, instrumentação e modelação para as ciências do Ambiente e do Espaço Agenda 21 Cascais Instituto Superior Técnico Environmental risks and technology consultants  Laboratório Nacional de Energia e Geologia Grupo de investigação para as alterações climáticas