Adaptação

O ADAPTACLIMA - EPAL irá identificar e caracterizar potenciais alterações climáticas e respectivos impactos sobre a qualidade e disponibilidade dos recursos hídricos nas regiões em estudo, permitindo assim avaliar quais as principais vulnerabilidades dos serviços e sistemas da EPAL às alterações climáticas.

Os estudos de cenários e de vulnerabilidades vão permitir identificar, seleccionar e avaliar medidas de adaptação da EPAL às alterações climáticas, com o objectivo de minimizar os impactos adversos e potenciar as novas oportunidades que poderão surgir para a empresa. A adaptação é um processo de médio e longo prazo, baseada numa estratégia inicial que deverá ser periodicamente revisitada e avaliada. Neste processo serão envolvidas todas as entidades que de alguma forma estejam envolvidas na actividade da EPAL (entidades públicas, privadas e consumidores).

Serão estabelecidas prioridades para as medidas de adaptação com base numa análise custo-benefício de acordo com critérios estabelecidos em colaboração com a equipa da EPAL que irá acompanhar o projecto. Será dada especial atenção à avaliação dos custos associados às medidas de adaptação identificadas, em particular no que diz respeito ao planeamento e gestão de activos da empresa.